Dores no joelho podem indicar doença relacionada ao uso de salto alto

Você já ouviu falar em “síndrome do cinema”?

Pois este é um dos grandes motivos das dores nos joelhos, principalmente em mulheres que usam salto alto com frequência.

Na verdade trata-se de uma doença denominada condromalácia ou condropatia patelar, que tem como principal sintoma dor na face anterior do joelho ao subir e descer escadas, pisar na embreagem, abaixar ou levantar depois de ficar muito tempo sentada, como por exemplo ao levantar do ônibus ou sair do cinema, daí vem o nome.

Isso acontece, porque o joelho está muito sujeito a sofrer lesões, tanto traumáticas (acidentes e quedas) quanto degenerativas (desgaste, envelhecimento) e até mesmo relacionadas ao uso de sapatos inadequados no dia a dia.

Neste contexto, o adorado “salto alto” pode se tornar um “grande vilão”, se não estiver de acordo com padrões ergonômicos corretos.

Para falar um pouco mais sobre o assunto e esclarecer dúvidas sobre a doença, conversamos com o especialista em cirurgia do joelho/esporte, Dr. Marcelo Tostes. Confira.

Salto alto X Problemas nos joelhos

O joelho é a maior articulação do corpo humano, com grande complexidade biomecânica e fundamental para as atividades do cotidiano.

Com anos de formação e experiência na área, Dr. Marcelo Tostes, explica que de maneira geral, as mulheres apresentam mais chances de desenvolverem problemas nos membros inferiores, como a condromalácia patelar, por exemplo.

“A condromalácia patelar é mais frequente nas mulheres, mas acomete também os homens. O fato de ser mais comum nas mulheres tem relação com o eixo da perna das mesmas, que normalmente é valgo (joelho em "x", "para dentro"), dentre outros fatores. " – afirma Dr. Marcelo.

De acordo com o médico a condromalácia surge quando existe excesso de pressão entre a patela e o fêmur durante o movimento de dobrar e esticar o joelho. Também pode ser provocado por lesões traumáticas agudas ou repetitivas, como ao realizar chutes repetidos com o joelho, subir e descer escadas ou cair sobre os joelhos.

“A pressão da patela sobre o femur pode chegar a 3 vezes o peso do corpo para subir e descer escadas e 7 vezes o peso corporal com flexão maior que 90 graus. Em um salto, por exemplo, essa pressão pode ser ainda mais importante" - esclarece o médico.

Para Dr. Marcelo o melhor caminho é sempre a prevenção e neste contexto a escolha do sapato adequado é fundamental.

“Quando o calçado tem um salto muito alto, que eleva muito o calcanhar em relação aos dedos do pé, o joelho acaba ficando um pouco fletido. Esta condição pode causar inflamação na região anterior do joelho. Na hora de escolher o sapato, é muito importante optar pelo conforto. Calçados confortáveis, amortecem o impacto e ajudam a evitar inflamação dos meniscos. Saltos com tamanhos mais moderados ajudam na prevenção de problemas como a “condromalácia patelar, por exemplo “ - conclui.

Para quem já possui a doença ou tem apresentado sintomas, é fundamental a consulta com um especialista que vai indicar o melhor diagnóstico e tratamento.

A DaniBe

Está à procura de um sapato que preze pela beleza sem abrir mão do conforto e principalmente da saúde dos seus pés?

Então conheça a linha de calçados da DaniBe.

Nossa coleção é confortável, linda, estilosa, moderna e segue padrões ergonômicos capazes de evitar dores.

Confira nossos lindos modelos e compre o seu online em: www.lojadanibe.com.br

Sobre Dr. Marcelo Tostes - CRM 120.317

 • Dr. Marcelo Tostes se formou em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - SP, em  2005, FMUSP (CRM 120.317), especializando-  se   em Ortopedia e    Traumatologia pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da USP (IOT-HC-FMUSP) em  São   Paulo, capital.
 • Autor de vários artigos científicos, publicados em revistas internacionais, e relativos a sua área de atuação.
 • Quatro prêmios universitários do congresso médico universitário - COMU, durante sua formação acadêmica,  como melhor trabalho científico.
 • Título de especialista em Ortopedia e Traumatologia pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), TEOT - 120 28.
 • Especialização internacional em cirurgia do Joelho e Esporte na renomada Escola Lyonesa (Lyon - França), considerada entre as melhores do mundo. Foram  18 meses de especialização,  send0 6 meses na Université Claude Bernard - Lyon I no Hôpital Croix Rousse, no serviço do Professeur Philippe Neyret,  reconhecido internacionalmente.
 • Foram mais 12 (doze) meses de especialização, na França, em Cirurgia do Joelho /Esporte como único médico assistente do Prof. Bertrand Sonnery-Cottet,  principal referência em cirurgia  do joelho para atletas de alta performance dos maiores clubes internacionais. Possui um dos maiores volumes cirúrgicos    mundiais em cirurgia do LCA (Ligamento Cruzado Anterior), p. ex.
 • Tornou-se membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e da International Affiliate Member of the American Academy of Orthopaedic   Surgeons (AAOS). Membro,  também, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE).
 • Médico da equipe de Futsal da Intelli, de Orlândia.
 • Atualmente participa da equipe de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Especializado de Ribeirão Preto e do Hospital RDO - Viver, recém-inaugurado.

 Contatos

 Ribeirão Shopping - Centro Profissional

  Av. Cel. Fernando Ferreira Leite, 1520 - Jd California - Ribeirão Preto - SP - Sala 1512

 E-mail: drmarcelotostes@gmail.com
 Tel: (16) 3289-5001 ou (16) 3289-2779
 WhatsApp: (16) 99706-0646

  • Telefone:
    Ribeirão Preto: 16 3911-9246
    Campinas: 19 3381-1800

  • Rua Garibaldi, 1780
    Boulevard
    Ribeirão Preto - SP

Sobre Nós

Ateliê DaniBe - Sapatos Artesanais em Couro

Sapatos artesanais exclusivos para todas as ocasiões

Redes Sociais
Localização


Ribeirão Peto
Rua Garibaldi, 1780
Boulevard
Ribeirão Preto - SP
16 3911-9246
contato@danibe.com.br


Campinas
Rua Dr Guilherme da Silva 442
Cambuí
Campinas - SP
19 3381-1800
19 33810300
contato@danibe.com.br

Todos os direitos reservados - © 2018
Criação de Sites - Otimização de Sites (SEO) RGB Comunicação