• Ribeirão Preto: 16 3911-9246 | Campinas: 19 3381-1800
  • contato@danibe.com.br
Pense na saúde dos seus pés na hora de comprar sapatos e previna dores e doenças

Um belo par de sapatos é sinônimo de elegância e item indispensável para muitas mulheres.

Porém, por mais que você tenha amado o último modelo da estação ou aquele salto alto ícone de feminilidade e estilo, nem sempre a escolha, baseada apenas por fatores estéticos, trazem resultados positivos. O uso de sapatos inadequados, ou o excesso do salto alto, por exemplo, pode causar problemas nos pés, calcanhares, tornozelos, coluna e joelhos.

Um dos sintomas mais comuns de que os sapatos não estão adequados é o aparecimento de calos. Pode também haver aumento da lordose, dobrar a carga que o joelho recebe e até triplicar a carga sobre o quadril.

Para falar um pouco mais sobre o tema conversamos com o ortopedista especialista em patologias do Pé e Tornozelo Dr Gustavo Maximiano. Confira a entrevista:

DaniBe - O uso constante de sapatos inadequados (seja pelo salto, formato, apertados, bicos finos, etc.), podem ocasionar quais problemas de saúde?

Dr Gustavo Maximiano - São diversas patologias relacionadas ao uso inadequado do calçado. Tem as que causam os problemas (como no caso de calosidades em áreas de pressão do calçado), algumas tendinopatias (pelo formato ou por ser muito flexível) ou mesmo lesões por estresse, resultando até em fraturas para pacientes que exercem muito impacto nas suas atividades. Há ainda o risco de piorar o problema, como em casos de antecedente familiar de Hálux valgo ( joanete ) , Metatarsalgia ( dor embaixo do antepé ) com calosidades , Dedos em garra e Neuromas de Morton, entre outras.

DaniBe - Quais são os casos que mais atende de acordo com sua especialidade?

Dr Gustavo Maximiano - No caso dos pés e tornozelos, dentro da ortopedia, abrange um grande número de patologias tornando o consultório bem variado. Dentre as mais comuns podemos citar as dores e deformidades nos pés como Joanetes, Dedos em garra, Metatarsalgia, Tendinites, Entorses e instabilidades nos tornozelos, traumas agudos com fraturas e sequelas, entre outros.

DaniBe - As mulheres são mais afetadas que os homens?

Dr Gustavo Maximiano - Sim. Em virtude das mulheres serem um grande mercado consumidor, atraídas por uma indústria que se preocupa mais com a beleza do que com a funcionalidade dos pés, elas acabam sendo mais afetadas e a grande maioria no consultório.

DaniBe - Como fazer a prevenção?

Dr Gustavo Maximiano - O principal é ter a consciência da relação do calçado, com o tipo de pé e o propósito.
Por exemplo, se quer usar um Scarpin que seja por pouco tempo em um evento social e não para trabalhar em pé e andar longas distâncias. A mesma coisa são as sapatilhas muito flexíveis, que são confortáveis, mas não dá para se exigir muito.

DaniBe - Como identificar o problema (quais os sintomas)?

Dr Gustavo Maximiano - Quando os pés começam “a fazer parte da vida” de uma maneira que não fazia antes.

Se o pé é “lembrado” todo dia, o paciente deixa de fazer alguma atividade, um lazer ou usar um calçado que não gostaria, pois sabe que vai “lembrar” os pés com dor e/ou deformidades que incomodam é preciso ficar atento.

DaniBe - Quando procurar tratamento?

Dr Gustavo Maximiano - Qualquer dúvida sempre procurar por um especialista, pois a prevenção é sempre o melhor remédio, depois que aparecem as dores principalmente com deformidades associadas são mais difíceis de tratar ou resolver de uma maneira mais simples.

DaniBe - Como tratar e acertar na escolha do sapato, nos casos em que o problema já foi diagnosticado?

Dr Gustavo Maximiano - O calçado exerce um papel fundamental no tratamento. Ele pode ser tanto o herói como o vilão dependendo da escolha feita. Cada patologia tem a sua peculiaridade em relação ao calçado, mas assim que definido o importante é usar, não adianta às vezes.
Como exemplo podemos citar a Metatarsalgia, que como síndrome englobam inúmeras patologias do antepé, o simples uso diário de calçados com solados mais firmes ( pouco flexíveis ) chegam a retardar a progressão de deformidades, diminuição de calos plantares e assim melhora importante das dores.

DaniBe - Quais as dicas na hora de escolher os sapatos a fim de prevenir o problema? O que levar em consideração?

Dr Gustavo Maximiano - Sem dúvida alguma se o calçado cabe no seu pé.
Parece óbvio, mas não é o que acontece. A indústria, muitas vezes para cortar custos, fabrica moldes definidos que não foram feitos para o seu tipo de pé. Quando é criado o desejo pelo consumo, a maioria faz o pé caber dentro do calçado, não importa como ou as custas de que.
Outro tópico importante é o propósito, qual a finalidade do uso daquele calçado, todos sabemos que é para proteger os pés ao andar, mas não é o que acontece. Alguns são feitos para enfeitar ou para o conforto quando está parada e se usar para atividades mais intensas com certeza vai resultar em problemas.

Concluindo: ter uma boa assessoria na hora de comprar um calçado, com atendimento por pessoas que não estão preocupadas só com números e sim com a sua saúde e qualidade de vida, sem dúvida alguma vai trazer benefícios.

Sobre Dr. Gustavo Maximiano - CRM: 134921

 - Médico formado em 2008 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP)
 - Residência medica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital das Clínicas em São Paulo – HCFMUSP
- Especialidade em Pé e Tornozelo no Hospital das Clinicas em São Paulo – HCFMUSP
- Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia ( SBOT )
- Membro titular da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé ( ABTPé) 

Contatos

Clínica Orthop
Av. Independência, 3930 - Jd. Califórnia - Ribeirão Preto/SP
Tel.: 16 3913 2626
E-mail: contato@clinicaorthop.com
Site: www.clinicaorthop.com.br

 

  • Telefone:
    Ribeirão Preto: 16 3911-9246
    Campinas: 19 3381-1800

  • Rua Garibaldi, 1780
    Boulevard
    Ribeirão Preto - SP

Sobre Nós

Ateliê DaniBe - Sapatos Artesanais em Couro

Sapatos artesanais exclusivos para todas as ocasiões

Redes Sociais
Localização


Ribeirão Peto
Rua Garibaldi, 1780
Boulevard
Ribeirão Preto - SP
16 3911-9246
contato@danibe.com.br


Campinas
Rua Dr Guilherme da Silva 442
Cambuí
Campinas - SP
19 3381-1800
19 33810300
contato@danibe.com.br

Todos os direitos reservados - © 2018
Criação de Sites - Otimização de Sites (SEO) RGB Comunicação